RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ATRAVÉS DE EQUAÇÕES DO 2º GRAU
A
capacidade de resolver problemas é requerida nos mais diversos espaços de
vivência das pessoas, é uma habilidade fundamental necessária para a
compreensão de situações complexas ou mesmo de outras comuns no dia a dia.
Problemas
certamente não são exercícios em que se aplica, de forma quase mecânica, uma
fórmula ou um processo operatório. Só há problema se for necessário interpretar
o enunciado da questão e estruturar a
situação apresentada.
Agora,
no 9º ano, vocês começam a ter a maturidade matemática suficiente para seguir
uma estrutura de resolução desenvolvida por um grande matemático, George Polya.
São quatro etapas:
·
Compreensão
do problema: Para compreender um problema é necessário
fazer perguntas: O que é solicitado? Quais são os dados? Quais são as
condições? É possível satisfazer as condições? Elas são suficientes ou não para
determinar a solução? Faltam dados? Que relações posso estabelecer para
encontrar os dados omitidos? Que fórmulas e/ou algoritmos posso utilizar? Neste
processo de compreensão do problema, muitas vezes torna-se necessário construir
figuras para esquematizar a situação proposta, destacando valores,
correspondências e uso da notação matemática.
·
Construção
de uma estratégia de resolução: É importante buscar
conexões entre os dados e o que é solicitado, pensar em situações similares, a
fim de que se possa estabelecer um plano de resolução, definir prioridades e,
se necessário, investigações complementares para resolver o problema.
·
Execução
de uma estratégia escolhida: Esta etapa é o momento de
“colocar as mãos na massa”, de executar o plano idealizado. Se as etapas
anteriores foram bem desenvolvidas, esta será, provavelmente a etapa mais fácil
do processo de resolução do problema. Para obter sucesso, deve-se realizar cada
procedimento com muita atenção, estando atento a cada ação desenvolvida,
verificando cada passo.
·
Revisão
da solução: A revisão é um momento muito importante,
pois propicia uma depuração e uma abstração da solução do problema. A depuração
tem por objetivo verificar os procedimentos utilizados, procurando
simplificá-los ou, buscar outras maneiras de resolver o problema de forma mais
simples. A abstração tem por finalidade refletir sobre o processo realizado procurando
descobrir a essência do problema e do método empregado para resolvê-lo, de modo
a favorecer uma transposição do aprendizado adquirido neste trabalho para a
resolução de outras situações-problema.
As
etapas de Polya podem ser aplicadas a todos os conteúdos, seja em atividades
que envolvam tabelas, gráficos ou ainda semelhança de triângulos, medida de
superfícies, equação do 2º grau e etc. Agora que vimos à teoria, vamos à
prática!
Duzentas
e quarenta figurinhas devem ser repartidas por um grupo de crianças, mas na
hora de reparti-las 5 crianças não apareceram para pegar as suas figurinhas.
Por causa disso, cada uma recebeu 8 figurinhas a mais. Quantas crianças
receberam figurinhas?
- Compreensão:
o que devemos descobrir (quem ou o que será a variável)?
- Estratégia: a quantidade de figurinhas não muda, portanto dividi-las pelo número original de crianças, ou o número presente deve ser relacionado:
- Revisão: Como tratam-se de crianças, a resposta negativa não deve ser considerada e chegamos a solução: 15 crianças receberam as figurinhas.
Difícil? Complicado? Não, é apenas uma
questão de raciocinar, buscar alternativas de solução. Lembrem-se: A parte
mecânica vocês já dominam (Bhaskara), agora é a hora de refinar, de aplicar o
que sabem. Já tem as ferramentas, agora é hora de usá-las!
EXERCÍCIOS:
seguintes problemas:
1) O triplo do quadrado da idade de Arthur menos 675 é igual a 0.
Qual a idade de Arthur?
2) O quíntuplo do quadrado de um número menos 125 vezes esse número
é igual a 0. Qual é esse número?
3) O sêxtuplo do quadrado da idade de Gabriel menos 216 é igual a
0. Qual a idade de Gabriel?
4) O dobro do quadrado de número de filhos de Suzana é igual a 288.
Quantos filhos Suzana têm?
5) O quádruplo do quadrado de um número menos 100 vezes esse número
é igual a 0. Qual é esse número?
6) O quadrado da minha idade menos 576 é igual a 0. Qual a minha
idade?
7) O dobro do quadrado de um número menos 14 vezes esse número mais
12 é igual a 0. Qual é esse número?
8) O quadrado do número de filhos de Patrícia menos duas vezes o
número de filhos menos 8 é igual a zero. Quantos filhos Patrícia têm?
9) O triplo do quadrado da idade de Miguel mais 12 vezes sua idade
menos 15 é igual a zero. Qual a idade de Miguel?
10) O quadrado do número de filhos de Paulo menos 15 vezes o número
de filhos menos 100 é igual a 0. Quantos filhos Paulo têm?
11) O quadrado da idade de Alexandre menos 7 vezes sua idade menos
30 é igual a zero. Qual a idade de Alexandre?
12) O quadrado do número de filhos de Denise menos o triplo deste é
igual a 10. Quantos filhos Denise têm?
13) O sêxtuplo do quadrado da idade de Plínio menos 12 vezes sua
idade é igual a zero. Qual a idade de Plínio?
14) O quadrado da quantia que eu tenho menos 45 vezes esta quantia
é igual a 250 reais. Quantos reais eu possuo?
15) O dobro do quadrado da idade de Vânia menos o dobro da sua
idade é igual a 12. Qual a idade de Vânia?
16) O quadrado de um número menos onze vezes este número mais 28 é
igual a zero. Qual é esse número?
17) Há dois números cujo triplo do quadrado é igual a 15 vezes
estes números. Quais são estes números?
18) O quadrado de um número menos nove vezes esse número é igual a
menos 18. Qual é esse número?
19) Quais são os números inteiros consecutivos, cujo produto é 12?
20) O triplo do quadrado do número de filhos de Pedro é igual a 63
menos 12 vezes o número de filhos. Quantos filhos Pedro têm?
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