Sala de jogos

Nesta página são apresentados jogos de fácil montagem, podendo ser confeccionados pelos próprios alunos, para serem utilizados nas aulas não só de matemática mas também como atividades multidisciplinares.


  • MANCALA
Este jogo de origem africana, conhecido como jogo da semeadura, estimula o raciocínio e a atenção. Pode ser confeccionado com diversos materiais recicláveis ou até mesmo jogado no chão com o "tabuleiro" feito com pequenos buracos. Na descrição do vídeo há acesso as regras detalhadas através de um arquivo PDF.


  • ADUGO, O JOGO DA ONÇA
Um jogo genuinamente brasileiro, com diversas variações entre os povos indígenas, trás o combate entre uma onça e uma matilha de cães. Com objetivos diversos entre os oponentes este jogo estimula a concentração, raciocínio e a elaboração de estratégias. Pode ser facilmente confeccionado pelos próprios alunos. Regras detalhadas são disponibilizadas em PDF na descrição do vídeo.



  • ELIMINE OS NÚMEROS

Neste jogo deve-se usar as quatro operações para obter um resultado e, assim, elimina-lo do tabuleiro. Pode ser jogado por até 6 pessoas. Os alunos podem construir seu próprio tabuleiro e exercitar seus conhecimentos.


  • PONG HAU K' I

Pong Hau K'i é um jogo de tabuleiro tradicional chinês para dois jogadores. Na Coréia, é conhecido como Ou-moul-ko-no ou Umul Gonu. Jogos equivalentes também são jogados na Tailândia ( Sua tok tong) e no norte da Índia (Punjab: Do-guti ). O tabuleiro consiste em 5 vértices e 7 arestas. Cada jogador tem duas peças. Os jogadores se revezam para se mover. A cada turno, o jogador move uma de suas duas peças para o vértice vago adjacente. Se um jogador não pode se mover, ele perde. Há apenas um tipo de posição que "tranca" o adversário, se os dois jogadores jogam perfeitamente, o jogo continua sem parar, sem vencedor. É um jogo infantil na China e na Coréia e é frequentemente usado para educação infantil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Os números também podem ser… amigos! Assim como acontece com as pessoas, existem números que têm uma certa afinidade. Vamos ver em que con...