Nesta página são apresentados jogos de fácil montagem, podendo ser confeccionados pelos próprios alunos, para serem utilizados nas aulas não só de matemática mas também como atividades multidisciplinares.
- MANCALA
Este jogo de origem africana, conhecido como jogo da semeadura, estimula o raciocínio e a atenção. Pode ser confeccionado com diversos materiais recicláveis ou até mesmo jogado no chão com o "tabuleiro" feito com pequenos buracos. Na descrição do vídeo há acesso as regras detalhadas através de um arquivo PDF.
- ADUGO, O JOGO DA ONÇA
Um jogo genuinamente brasileiro, com diversas variações entre os povos indígenas, trás o combate entre uma onça e uma matilha de cães. Com objetivos diversos entre os oponentes este jogo estimula a concentração, raciocínio e a elaboração de estratégias. Pode ser facilmente confeccionado pelos próprios alunos. Regras detalhadas são disponibilizadas em PDF na descrição do vídeo.
- ELIMINE OS NÚMEROS
Neste jogo deve-se usar as quatro operações para obter um resultado e, assim, elimina-lo do tabuleiro. Pode ser jogado por até 6 pessoas. Os alunos podem construir seu próprio tabuleiro e exercitar seus conhecimentos.
- PONG HAU K' I
Pong Hau K'i é um jogo de tabuleiro tradicional chinês para dois jogadores. Na Coréia, é conhecido como Ou-moul-ko-no ou Umul Gonu. Jogos equivalentes também são jogados na Tailândia ( Sua tok tong) e no norte da Índia (Punjab: Do-guti ).
O tabuleiro consiste em 5 vértices e 7 arestas. Cada jogador tem duas peças. Os jogadores se revezam para se mover. A cada turno, o jogador move uma de suas duas peças para o vértice vago adjacente. Se um jogador não pode se mover, ele perde. Há apenas um tipo de posição que "tranca" o adversário, se os dois jogadores jogam perfeitamente, o jogo continua sem parar, sem vencedor.
É um jogo infantil na China e na Coréia e é frequentemente usado para educação infantil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário