20 junho 2021

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS

BNCC: EF07MA03 - Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.


MÓDULO DE UM NÚMERO INTEIRO

 

 

nos anos anteriores vimos como distribuir os números sobre a reta numérica, agora vamos conhecer um importante conceito o valor absoluto ou módulo de um número inteiro. O módulo é a distância entre a origem (o zero) e o ponto que representa esse número. Veja:



·O valor absoluto do número −4 é 4;

·O valor absoluto do número +8 é 8;

·O valor absoluto do número 0 é 0.

Com esta ideia, podemos construir outro conceito: o oposto ou simétrico de um número. Dizemos que dois números que estejam a uma mesma distância da origem, porém em sentidos opostos, são simétricos. Assim, um determinado número inteiro com sinal positivo terá, como seu oposto, esse mesmo número com sinal negativo. Portanto podemos afirmar que o oposto, ou simétrico, de +9 é o – 9, porque a distância de +9 à origem é a mesma de – 9 à origem.

 

Deste modo:

ü  O valor absoluto de um número inteiro negativo é o oposto desse número. Exemplo:

a) O valor absoluto de −8 é 8;

b) O valor absoluto de −3 é 3;

c) O valor absoluto de −14 é 14.

ü  O valor absoluto de um número inteiro positivo, ou nulo, é o próprio número.

a) O valor absoluto de 2 é 2;

b) O valor absoluto de 6 é 6;

c) O valor absoluto de 0 é 0.

Para representar o valor absoluto, ou módulo, de um número, colocamos esse número entre duas barras. Assim, o módulo do número −2 pode ser indicado por |−2|.

Com esta notação, podemos escrever:

a) |0| = 0          b) |−3| = 3              c) |+8| = 8                     d) |+2| = 2                    e) |−12| = 12

 

Os exemplos apresentados enfatizam o fato de que o módulo, ou o valor absoluto, de qualquer número, diferente de zero, É SEMPRE UM NÚMERO POSITIVO. Lembrando que isso ocorre porque estamos considerando a distância entre esse número e o zero na reta numérica.

 

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

 

1.     Determine o módulo e o oposto dos números abaixo:

 

a) -16               b) +53              c) -22               d) +10

 

2.     Resolva as expressões abaixo:


a)     |-2| + |-17|

b)    |-72| : |+8|

c)     |-17| . |+7|

d)    |-4| + |+3|

e)     |(30) + | -16|

f)     |-23| + (19)

g)    |-12| + (+15)

h)     (+ 3) - | - 9|

 


ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS

 

Para efetuar as adições e subtrações de números inteiros, devemos ter muita atenção aos sinais positivos e negativos, assim como dominar o conceito módulo de um número. Vamos estruturar estas operações:

 

a)     Adição e subtração de números inteiros SEM a presença de parênteses.

 Nesta situação a regra é bastante simples:

ü  Sinais iguais: adicionamos os módulos e conservamos o sinal.

ü  Sinais diferentes: subtraímos os módulos e conservamos o sinal do número de maior módulo.

Exemplos:


a)     + 6 + 7 = + 13

b)    – 7 + 4 = – 3

c)     + 10 – 8 = +2

d)    – 5 – 7 = –12


 

b)    Adição e subtração de números inteiros COM a presença de parênteses.

 Nesta situação devemos eliminar os parênteses. Para isto devemos lembrar: um sinal + antes do parênteses não altera o sinal do número DENTRO do parênteses, já um parênteses precedido de um sinal de menos indica que devemos utilizar o OPOSTO do número que está entre os parênteses. Após a eliminação dos parênteses, seguimos as regras já estabelecidas, vejamos alguns exemplos:

a)     + (+7) + (–5) = + 7 – 5 =  + 2

Neste exemplo apenas eliminamos os parênteses e efetuamos uma subtração, pois temos números de sinais diferentes, o sinal da resposta é positivo pois | +7| > | - 5|.

 

b)    – (– 9) – (+5) = + 9 – 5 = + 4

Neste exemplo o sinal – antes do primeiro parênteses indica que devemos substituir o – 9 por + 9, o mesmo ocorrendo no segundo para a troca do +5 por – 5.  Com os sinais diferentes subtraímos e, como | + 9| > | - 5|, o sinal da resposta será positivo.

 

c)     + (– 10) – (– 6) = – 10  + 6 = – 4

Neste exemplo devemos efetivar a troca apenas no segundo parênteses, assim chegamos numa subtração pois os sinais são diferentes. A resposta é negativa pois |- 10| > | + 6|.

 

d)    – (+ 15) − (– 8) = – 15 + 8 = – 7

Neste exemplo ambos os números terão seus sinais trocados resultando numa subtração. O sinal da resposta é negativo pois | - 15| > | + 8|.

 

e)     – ( + 8 ) + (– 11) = – 8 – 11 = – 19

Neste exemplo apenas o primeiro parênteses necessita sofrer alteração. Embora os dois sinais resultantes sejam negativos devemos SOMAR os números, podemos imaginar uma situação em que estamos somando nossas dividas para saber o valor total a ser pago, sendo assim o sinal da resposta permanece negativo.

 

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

1.     Calcule:

a)     45 – 35 – 25 – 15               b) – 35 + 15 – 25 + 5                

c) – 5 + 25 – 35 + 15             d) 5 – 35 + 15 – 45

 

2.     Calcule:


a)     ( + 6) – ( - 3)

b)    ( + 4) – ( - 9)

c)     (+10) – ( + 3)

d)    (+8) – ( +9)

e)     (-17) – ( -3)

f)     (-9) – ( +10)

g)    (-8) – ( -12)

h)     (-1) – 2


 

3.     Elimine os parênteses e calcule:


a)     (+3) + (-2) + (+1)

b)    (-7) – (+2) – (-4)

c)     (-3) + (-5) – (-6)

d)    10 – (-4) – (+6)

e)     (-20) + (-10) + (+5)

f)     – (-8) + (-6) – (+7)


 

4.     Qual é o sinal: + ou – ? Descubra o sinal que deve ser colocado no lugar de cada lacuna para que as igualdades fiquem corretas.


a)     (- 8) ____ ( - 13) = - 21

b)    (- 9) ____ (+ 9) = - 18

c)     (- 3) ____ (- 2) ____ (+ 1) = - 6

d)    (- 2) ____ (+ 2) ____ (- 2) ____ (- 4) = -2

e)     ( -1) ____ (- 1) ____ (- 1) = -1

f)     (- 3) ____ (+ 2) = - 5


 

5.     Que número deve ser colocado no lugar de cada lacuna?


a)     15 - ____ = 10

b)    5 - ____ = 10

c)     0 - ____ = 10

d)    (- 5) - ____ = 10

e)     (- 15) - ____ = 10

f)     (- 20) - ____ = - 10

g)    (- 10) - ____ = 10

h)     0 - ____ = - 10

i)      10 - ____ = - 10

j)      20 - ____ = - 10


 

6.     A temperatura hoje está 10 °C. Se ela diminuir 2 °C por dia, calcule como ficará daqui a uma semana.

 

7.     Um alpinista, ao descer uma montanha, percebe que a temperatura aumenta 2 °C a cada dia. Quando ele saiu, a temperatura estava 6 °C. Duas semanas depois ele chegou a base da montanha. Calcule qual era a temperatura que ele encontrou ao término da descida.


Vídeos de apoio:

Módulo de um número inteiro: https://youtu.be/4dEkLZG3O4g

Operações com inteiros: https://youtu.be/91YjDXck_rY









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